Divulgar site gratis

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

20 mentiras que nossas mães contam

Você já parou para pensar que sua mãe pode ter mentido para você quando era criança ou até mesmo depois de crescidinho para o seu próprio bem? Para quem acredita em tudo o que as mães falam, saiba que uma boa parte é tudo mentira.


1 - Entrar na piscina depois de comer:
De acordo com especialistas, esta é uma afirmação falsa, pois não existe nenhum problema em entrar na piscina depois de comer, exceto quando a água se encontra na temperatura extrema, muito quente ou muito fria. O que pode ser perigoso é até duas horas depois da alimentação brincar e nadar como um louco, pois a atividade física intensa faz com que o sangue que deveria se concentrar na digestão seja deslocado para acelerar os músculos, respiração e coração. Desta forma, o problema não está na água e sim na atividade física, assim tomar banho depois de comer está liberado, assim como se refrescar na piscina sem ‘exercícios’.
2 - Ver TV de perto estraga a vista:
É mentira, pois a luminosidade e os raios emitidos pela TV, seja de perto ou de longe, não proporcionam nenhum tipo de dano aos olhos, sendo que o máximo que pode acontecer é você sofrer com cansaço da vista ou ressecamento do globo ocular momentaneamente. Enquanto isso, ler com pouca luz ou em um carro em movimento pode causar dores de cabeça, tontura e demais desconfortos, mas também não estragam a vista.
3 - Se não ficar quieto a caxumba pode descer:
Em geral, a caxumba se manifesta através do inchaço das glândulas salivares (parótidas) que se encontram abaixo das orelhas, e ela pode acometer outros tecidos, além de inchar os testículos, dando a impressão de que a inflamação desceu. No entanto, isso acontece apenas quando o sistema imunológico da pessoa está fraco, assim quando não debilitam o sistema imunológico, os exercícios estão liberados.
4 - Tomar friagem deixa você gripado:
Não se ‘pega’ resfriado ou gripe pelo simples fato de tomar friagem, mas sim através de vírus pelo ar ou por contato direto com pessoas gripadas.
5 - Se não usar óculos, o seu grau vai aumentar:
É de forma natural que a estabilização ou progressão do grau de deficiência visual acontece, desta forma usar ou não óculos de grau não interferirá neste processo, pois as lentes têm apenas a finalidade de corrigir as falhas oculares existentes que atrapalham a formação da imagem.
6 – Quem está com dor de garganta não pode tomar sorvete:
A inflamação da garganta, a qual é acompanhada por gripe e resfriado, que são causados por vírus e em alguns casos por bactérias, não tem relação alguma com um refrescante sorvete. Muito pelo contrário de que muitos pensam, caso a irritação na garganta seja muito, um bom sorvete pode aliviar a dor.
7 - Se você engolir chiclete, ele vai grudar na barriga:
Pode-se dizer que esta afirmação não passa de meia-verdade, pois devido a presença de muco na parede estomacal, o chiclete não fica grudado, e a sua tendência é ser eliminado junto com as fezes. No entanto, caso você engula muitos chicletes, eles poderão fazer com que haja obstrução da saída do estômago ou do intestino, e a única forma de resolver o problema é através de cirurgia.
8 – Comer chocolate dá muita espinha:
Alguns estudos até associam uma dieta rica em açúcar com o aparecimento de espinhas, mas não há nada especificamente condenando o chocolate. Além disso, a predisposição genética e as alterações hormonais, comuns na adolescência e em momentos de estresse, é que são os principais responsáveis pelas espinhas.
Essa lenda pode ter surgido porque muitas pessoas tendem a consumir mais chocolate nos períodos em que estão mais tensas ou ansiosas – situações em que os hormônios ficam mais à flor da pele, estimulando as espinhas.
9 – Chega de usar esse videogame:
Essa lenda cheira mais a disputa pelo controle remoto… Os jogos eletrônicos desgastam a TV na mesma medida que novelas, partidas de futebol, telejornais… Ou seja, qualquer programação que mantenha o monitor ligado. Quanto mais tempo ele permanecer funcionando, mais cedo virão os problemas técnicos.
Imagens estáticas exibidas por muito tempo podem “queimar” a telinha, deixando marcas permanentes. Mas isso vale tanto para games com contadores de pontos fixos como para canais de TV que exibem sua marca no canto da tela.
10 – Passar um pouco de gelo nessa queimadura:
Poucas mães acertam na hora de dar conselhos sobre como tratar uma queimadura. Em contato prolongado com a pele, o gelo também queima. Além disso, ele pode grudar e descolar a pele que protegeria o local atingido. Pasta de dentes, manteiga e qualquer outro produto caseiro também devem ser evitados.
Em queimaduras leves, a melhor indicação é usar água fria para resfriar a queimadura e evitar a formação de bolhas. Pode ser água corrente, numa bacia ou em compressas.
11 – Pare de estalar os dedos, senão eles vão engrossar:
Ao estalar os dedos, lá existe um líquido sinovial lubrificante da articulação que é responsável pela diminuição do atrito e se desloca sob o vácuo que é formado entre as articulações, assim se escuta o barulho do estalo.
A mesma coisa acontece nas costas e no joelho, ao serem estalados. Se você pensa que seus dedos são gordinhos porque você os estala, fique despreocupado, isso não é efeito que você provoca, porque provocar o estalo não faz mal algum aos dedos, as costas, pescoço e joelhos.
12 – Espere o bolo esfriar para comer, senão você passa mal:
Bolo quente é bom e não dá nada. Esse bordão pode ter surgido em famílias grandes como forma de amedrontar as crianças que queriam beliscar a comida antes da hora. A ordem era: espere todos sentarem à mesa e então comece a comer.
13 – Quem se masturba demais tem ejaculação precoce:
A ejaculação precoce geralmente está relacionada à ansiedade e à falta de experiência. A masturbação não tem nada a ver com isso. Aliás, alguns especialistas até indicam exercícios envolvendo a masturbação como um tipo de treino para aqueles que entram em campo muito ansiosos na hora de um jogo oficial.
É a técnica do stop-start, em que você pára de se masturbar assim que sentir que está a ponto de ejacular — e começa tudo de novo depois.
14 – O Homem do saco:
Conta a história que, caso a criança  saísse de casa sozinha, ou fosse brincar sozinha na frente de sua casa, viria um velho sujo e mal vestido, um tipo de mau elemento, com um saco cheio de crianças que ele havia pego no caminho. Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho  carrega, eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa.
15 – Não leia no escuro para não estragar as vistas:
Apenas reduz a velocidade de leitura e a capacidade de atenção, diminuindo naturalmente o interesse pela atividade e desencadeando sono.
16 – Não revire os olhos. Se bater um vento, vai ficar vesgo:
Estrabismo surge quando há predisposição genética e pode ser desencadeado por uma febre ou infecção, mas nunca apenas por um golpe de vento durante uma brincadeira.
– Não há nenhuma razão científica. Ninguém fica estrábico por movimentar o olho de um lado para o outro, muito menos se bater vento. O estrabismo pode surgir repentinamente, mas apenas em pessoas com predisposição familiar.
17- Não misture leite com manga:
Mito. Esse mito surgiu na época da escravidão, e foi inventado pelos senhores de engenho, para evitar que os escravos chupassem manga, fruta nobre, e tomassem leite às escondidas. A manga nesta época era considerada uma fruta nobre, pois foi trazida da Índia para o Brasil pelos portugueses. Segundo registros históricos, para comprovar o efeito da mistura de manga e leite para os escravos, os Senhores envenenavam o leite e obrigavam um escravo a comer uma manga e a tomar o leite envenenado. Obviamente, como havia veneno no leite, o escravo que havia ingerido a mistura passava mal.
A manga é fonte de carboidratos e contém quantidades significativas das vitaminas A e C. O leite é uma excelente fonte de proteína, gordura, cálcio, fósforo, sódio e vitamina B2. Não há estudos científicos que comprovem que a mistura de manga e leite é prejucial à saúde, portanto coma sem medo.
18 – Cobrir o espelho em dia de tempestade:
A prática de algumas pessoas em cobrir espelhos ou se afastar deles quando ocorrem tempestades não tem nenhum princípio físico. Espelhos não atraem relâmpagos, tampouco irão “refletir” a descarga em cima de alguém. Essa é apenas mais uma das muitas crendices populares existentes e não deve ser levada em conta como regra de proteção contra os relâmpagos.
19 – Não lave o cabelo se estiver menstruada:
Não há a menor problema entre estar menstruada e lavar os cabelos, isso não causa absolutamente nenhum mal à saúde.
20 – É melhor pegar catapora enquanto ainda é criança:
Essa muita gente já ouviu. Antigamente, os pais chegavam ao extremo de colocar os seus filhos próximos às crianças infectadas para que elas pegassem a doença. De fato, essa era a única maneira de se proteger contra o ataque futuro da catapora. Mas, hoje, isso não faz mais sentido, pois existe a vacina, que pode ser aplicada a partir dos 12 meses de idade, em uma criança saudável.

0 milhões de comentarios:

Postar um comentário