Divulgar site gratis

quinta-feira, 10 de março de 2011

conheça a escola GOBELINS



Quem gosta de animações que nem eu, vai adorar conhecer a Gobelins L'école de L'image, uma escola de arte francesa voltada as artes visuais. Criada pela Câmara de comércio e indústria de París em 1975 por Pierre Ayma, a L'école promove treinamento em tempo integral, cursos de meio período e programa de educação contínua para adultos nas áreas de multimídia interativa, animação, comunicação gráfica e impressa, fotografia e vídeo.

Conheci (mesmo só sabendo algum tempo depois) a Gobelins, durante um dos últimos festivais Anima Mundi aqui em Belém com o curta Oktapodi, que mostra a epopéia de um pequeno polvo para salvar sua amada das mãos de um cozinheiro pelas ruas Gregas. Confere ai:



Mas o que despertou novamente meu interesse por eles foi um video compilado de várias pequenas animações de pouco mais de um minuto feitas para a abertura de cada seção doInternational Animation Film Festival of Annecy, referencia mundial da criação na arte da animação e considerado o maior do gênero, mostrando a mais recente produção dos alunos do 2º ano de designe e animação, usando técnicas clássicas (desenho a mão sem o uso de computador) e desenho digital. Os curtas foram feitos para celebrar o ano de 2009, fazendo referências a Alemanha ou a dança.

O período de produção total dos curtas foi de 4 meses, com um resultado visual fantástico e uma técnica de animação impressionante. O primeiro, Monstera Deliciosa, mostra um jardineiro que se encanta por uma pela figura feminina, porém com resultados não muito satisfatórios no final para ele; o segundo, Le Lac Gelé, acredito eu, faz referencia a algum rito de passagem referente a morte e na minha opinião é um dos mais bonitos; o terceiro, Fenrir, é fantástico e mostra o lobo Fenrir tentando devorar o sol e, pelo que deu pra entender já que não sou profundo conhecedor da mitologia nórdica, sendo impedido por Vidar; o quarto, pra fechar com bom humor, é o divertido Dedudindon, no qual um casal faz uma espécie de "dança do acasalamento" e presta atenção como os personágens são retratados como aves nesse último: