Divulgar site gratis

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ciência Maluca


Confira agora coisas que provavelmente você não sabia


Tequila se transforma em diamante
Ela é ardida, alcoólica e pode levar as pessoas a fazer coisas ridículas. Mas também pode deixá-las ricas. Segundo um estudo recém-publicado no México, tequila fervida gera um vapor que pode ser usado para fabricar diamantes - contém a proporção exata de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Deus ajuda quem dorme tarde

Winston Churchill e Charles Darwin não estavam errados: dormir tarde faz bem. Neurocientistas da Universidade de Liège, na Bélgica, descobriram que quem dorme (e acorda) tarde, tendência que é determinada geneticamente, fica mais alerta e tem reflexos mais rápidos que os madrugadores.


Gatorade funciona melhor se você não engolir
Num estudo inglês, bochechos com isotônico elevaram em até 3% a velocidade de ciclistas profissionais - ganho maior que o obtido quando eles ingeriram a bebida. É que o bochecho engana o cérebro (ele pensa que está se alimentando e dá mais ânimo ao atleta). Mas, como o líquido não é engolido, o sistema digestivo não chega a ser acionado - e sobra mais energia para o exercício.



Incentivar empregados é ruim para a empresa
Quer tirar o melhor dos seus funcionários? Trate-os mal. Um estudo da Universidade de Princeton descobriu que, quando as pessoas recebem incentivo financeiro para realizar alguma tarefa, acabam demorando mais para terminá-la. Isso supostamente acontece porque o bônus distrai a mente, que pensa mais no dinheiro que no trabalho.

Cabelo dos gays enrola no sentido anti-horário

O geneticista Amar J.S. Klar (sério, ele existe e o nome é esse), que trabalha para o governo dos EUA, resolveu fazer uma pesquisa no seu tempo livre. Ele constatou que, nos homossexuais masculinos, o redemoinho do cabelo geralmente se forma no sentido anti-horário - isso é 3 vezes mais comum do que entre os heterossexuais. Segundo Klar, isso é um indício de que a homossexualidade teria elementos genéticos.

Robôs aprendem a ser desonestos

Cientistas suíços programaram 10 robôs com uma tarefa: ir até uma luzinha azul, que representava (para eles) um prato de comida. Quando um deles conseguia, devia acender uma lampadinha para avisar os outros. Mas alguns aprenderam a deixar a lâmpada apagada - e ficar com toda a comida para si.




Fungo melhora o som do violino
Cientistas suíços descobriram que um fungo, o Schizophyllum commune, pode transformar qualquer violino num Stradivarius. Isso porque o fungo come partes da madeira, que fica mais leve e uniforme - o que deixa o instrumento mais afinado. Num concerto para 180 pessoas, mais da metade da plateia preferiu o som do violino "mofado".
Plantas conseguem reconhecer suas irmãs
As plantas competem por água e espaço umas com as outras. Mas uma experiência feita na Universidade de McMaster, no Canadá, provou que elas são capazes de reconhecer irmãs (que derivem da mesma planta mãe). Quando isso acontece, suas raízes crescem mais devagar - e sem invadir o espaço das parentes.



Mulheres místicas fazem mais sexo
Pesquisadores da Universidade de Kentucky entrevistaram 353 pessoas e descobriram que quanto mais espiritualizadas as mulheres são, mais parceiros e relações sexuais elas admitem ter. Os cientistas arriscam uma explicação: isso supostamente acontece porque as mulheres espiritualizadas se sentem mais conectadas às outras pessoas.


Mulheres são verdes e homens são vermelhos
Pesquisadores americanos descobriram que a pele masculina tem mais pigmentos vermelhos e na feminina predominam elementos verdes. Mas essa diferença não é visível a olho nu: só pode ser detectada por um software especial, que é capaz de descobrir o sexo das pessoas analisando a pele.

O detergente dos bandidos

O que donas-de-casa e criminosos têm em comum? Mania de limpeza! Cientistas descobriram que um dos tira-manchas mais vendidos nos supermercados elimina totalmente rastros de sangue, pois destrói as moléculas de hemoglobina. O nome do produto? Se você é um serial killer que se preza, conseguirá descobrir sozinho.

Bebês de incubadora são mais felizes

Se você é um adulto deprimido, culpe sua mãe pelo excesso de carinho que ela lhe deu após o parto. Segundo um estudo canadense, crianças que tiveram algum tipo de complicação pós-parto, e por isso tiveram de ficar sozinhas na incubadora, têm até 3 vezes menos risco de sofrer de depressão.



Os limpinhos são mais honestos
Uma experiência feita por psicólogos da Northwestern University, nos EUA, constatou que, quando uma pessoa está num ambiente limpo e perfumado, ela se torna mais justa e honesta (toma atitudes mais corretas num jogo que mede seu grau de moralidade). O cérebro faz uma ligação subconsciente entre a limpeza física e a moral.

Dirigir mal é genético

Você já xingou a mãe de alguém no trânsito? Isso pode ter fundamento científico. Cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que os motoristas barbeiros têm um problema genético - seu cérebro não consegue produzir uma proteína chamada BDNF. E o pior: segundo eles, 30% das pessoas sofrem desse mal.

Morar perto do fast food faz bem à saúde

Pessoas que vivem a até 1,5 quilômetro de uma lanchonete de fast food tendem a ser mais saudáveis e 10% mais magras do que as demais. Para os autores do estudo, que foi feito pela Universidade de Utah, quando o fast food está perto, as pessoas tendem a ir até ele a pé e emagrecer por causa disso.




DNA combate o cocô de cachorro Em Petah Tivka, subúrbio de Tel-Aviv (Israel), os cães são obrigados pela prefeitura a fazer teste de DNA. Seu código genético fica guardado num banco de dados, que é comparado com amostras de cocô coletadas nas ruas. Se o DNA bater, é porque o cachorro fez cocô na rua - e o dono paga multa. 

Alongamento faz mal para os músculos 
Pode relaxar. Cientistas americanos descobriram que fazer alongamento antes de se exercitar pode reduzir em até 28% a força dos seus músculos - é que o cérebro interpreta o alongamento como uma ameaça, e responde liberando um relaxante muscular cujo efeito dura meia hora. 

Recessão estimula mulheres infiéis 
A crise está afetando as relações amorosas. Pesquisa feita nos EUA com adúlteros revelou que apenas 32% dos homens vão manter seus gastos com amantes - todos os demais vão cortar custos. Já as mulheres não querem nem saber: 54% delas vão manter ou até aumentar o gasto com amantes.



Os chefes agem como macacos
O seu chefe às vezes parece um animal? Ele só está seguindo o próprio instinto. Após estudar o comportamento de executivos durante 15 anos, psicólogos australianos constataram que tanto chefes quanto macacos dominantes andam mais eretos, são mais barulhentos, fazem menos tarefas e se exibem mais.


Darwin gastou mais com sapatos que com livros
Historiadores da Universidade de Cambridge, onde Darwin estudou no século 19, descobriram os registros de todos os seus gastos durante a faculdade. O autor de A Origem das Espécies adorava ir ao engraxate e pagava até para que acendessem sua lareira. Mas não há registro da compra de qualquer livro.

Pum é o novo Viagra

Mau cheiro não combina com prazer, certo? Mais ou menos. Cientistas italianos descobriram que um dos componentes do pum, o gás sulfeto de hidrogênio, tem a propriedade de dilatar os vasos sanguíneos do corpo - e por isso pode funcionar como um ótimo remédio contra a impotência sexual masculina.



fonte:super.abril.com.br

0 milhões de comentarios:

Postar um comentário